domingo, 20 de novembro de 2011

Noções Preliminares de Linguística Geral

O suíço Ferdinand de Saussure (26/11/1857 a 27/02/1913) foi o pensador que projetou a Linguística ao âmbito das ciências modernas. O Curso de Linguística Geral, de 1916, obra póstuma publicada por seus discípulos, foi o grande impulso para que a Linguística tomasse seu caráter científico. Saussure centralizou o estudo da linguagem em dicotomias: língua x fala; significante x significado; diacronia x sincronia; linearidade x arbitrariedade; paradigma x sintagma. 

Para Saussure a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana, sendo parte da Semiologia ou Semiótica, ciência que estuda os signos, os sinais de comunicação e suas relações. Em sua concepção a língua é a linguagem menos a fala. A língua é exterior ao indivíduo, é um sistema de signos que exprime ideias. Por isso, em sua teoria ele prioriza a língua em detrimento da fala. Segundo ele, a língua é coletiva e homogênea, é o resultado da prática dos sujeitos dentro de uma comunidade. Já a fala é individual e heterogênea, cada um escolhe os signos para se expressar, embora a língua e o significado sejam análogos, o discurso pode ser diverso. 

O signo é composto por significante e significado, ou seja, é a união da imagem acústica com o sentido. A imagem acústica é a palavra em sua representação linear, dentro de um modelo estabelecido para determinado sistema linguístico. Por exemplo, o significante da palavra “casa” na Língua Portuguesa é a reprodução de suas letras, na ordem instituída: c+a+s+a. Assim, os indivíduos apreendem o corpo da ideia apresentado pelo signo. Nessa relação, o significado é o conceito propriamente dito, é a alma do signo. No exemplo anterior, é o sentido que atribuímos a “casa”: lar, domicílio, residência, habitação, moradia, etc. 

Em relação aos conceitos de diacronia x sincronia, Saussure acredita que uma das tarefas da Linguística seja reconstruir a trajetória histórica da língua e seus fenômenos de mutação, a diacronia, uma das tarefas que a Gramática Comparada já se ocupava. Contudo ele enfoca o estudo da sincronia, um recorte da língua no tempo, para compreender a dinâmica interna do sistema linguístico de um povo em determinada época e, dessa forma, tangencia a Neogramática e a Dialetologia, pois Saussure já encontrou prontos determinados conceitos de língua e linguagem em seus antecessores. Apesar de não romper com as demais correntes do pensamento linguístico, propõe evoluções importantes que mais tarde se tornariam a base do Estruturalismo de Levi-Strauss, Lacan, Focault, entre outros. 

A linearidade para Saussure é a forma como os signos são dispostos, em sequência. Os signos motivados são os que derivam de outro, de forma linear, como por exemplo, “dezenove”, que é a junção dos termos “dez” e “nove”, ele é produzido em decorrência da união dos termos primários de forma direta. Já a arbitrariedade apontada por Saussure está na maioria dos signos linguísticos. Ele os denomina como imotivados, pois a arbitrariedade é demonstrada na relação incoerente entre o significante e o significado. O que Saussure expõe é a reflexão sobre as motivações para nominar objetos, animais, ações, sentimentos, qualidades, etc. ao longo do tempo. Em outras palavras, os termos foram designados conforme critérios próprios e de livre vontade dos indivíduos, sem uma práxis apurada. 

O paradigma é o conjunto de termos, é o banco de dados que contém todos os signos armazenados na memória somados com todas as relações virtuais possíveis entre eles. O paradigma é o modelo que auxilia na escolha das palavras, conforme o contexto, para a comunicação adequada entre os sujeitos. Sintagma é a hierarquia dos signos, é a combinação das unidades linguísticas que cria um elo de subordinação entre elas, quando cada termo passa a ter valor e significado na relação com os demais termos para que uma elocução seja inteligível. 

O princípio de valor apresentando por Ferdinand de Saussure coloca a língua como um sistema de signos, arbitrários em suas relações de significante e significado, que contém uma série de sons e ideias, todos únicos, para os quais o sentido depende da relação dos termos entre si, em um modelo definido e uma ordem pré-estabelecida, cujo pensamento é a força estruturante. 



Referências: 

BRUM, Janaina, et al. Ferdinand de Saussure e o Curso de Linguística Geral. UFPel. 2011.

GONÇALVES, Carlos; SANTOS, Márcia. E surgiu, então, a Linguística. Ciência e Conhecimento- Revista Eletrônica. Vol. 1. ULBRA. São Jerônimo. 2007. Disponível em: http://www.cienciaeconhecimento.com.br/pdf/vol001_LetA1.pdf. Acessado em 20/11/2011.

GRANJA, Sérgio. Tópicos Saussurianos: questões ideológicas. Fundação Lauro Campos. Rio de Janeiro. Fevereiro de 2011. Disponível em: http://www.socialismo.org.br/portal/questoes-ideologicas/85-livro/1861-topicos-saussurianos Acessado em 20/11/2011.

Imagem: Disponível em: http://www.aber.ac.uk/media/Documents/S4B/Images/saussure.gif. Acessado em 01/04/2012.

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