sábado, 19 de novembro de 2011

Religiões Afro-Brasileiras e Comunidades Quilombolas


No último dia do 1º Ciclo de Debates sobre a Lei nº 10.639/03 a Prof. Drª Talita Teixeira trouxe o tema "Comunicações, Religiosidade e Comunitarismo na sobrevivência das religiões de matriz africana no RS" e apresentou os aspectos que caracterizam essas crenças, tais como: Circularidade: a roda, como a da capoeira; Corporeidade: demonstrado nos rituais; Ludicidade: representado pelas danças; Musicalidade: o batuque e demais ritmos de percussão. Cooperativismo: a caridade das doutrinas religiosas; Ancestralidade: respeito às tradições; e a Oralidade: representada pelos Griots.

De acordo com a Prof. Talita as religiões de matriz africana mais difundidas no RS são: Batuque ou Nação, Umbanda e Quimbanda. Neste dia 18 de Nov. celebra-se o Dia da Umbanda, oportunidade para a apresentação do Hino da Umbanda.

Para encerrar o Prof. Ms. Paulo Sérgio da Silva falou sobre o tema "Territorialidade". Segundo ele, são 176 Comunidades Quilombolas no RS. O Prof. Sérgio destacou a importância da educação das relações etnicorraciais e recomendou o documentário "O Grande Tambor". 

O saldo do evento foi altamente positivo, abarcando em diferentes enfoques a importância da cultura afro-brasileira para a formação do educador e, dessa maneira, estar melhor preparado para as diferentes realidades na prática profissional.




Imagem disponível em:  http://escolajarbasjayme.blogspot.com.br/2011/10/breve-resumo-da-lei-1063903.html. Acessado em 01/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre a sua língua