O segundo dia do 1º Ciclo de Debates sobre a Lei nº 10.639/03 teve dois momentos distintos.
Inicialmente com a Profª Esp. Graziela Oliveira, com peculiar personalidade, apresentou o tema "Diretrizes Curriculares Nacionais para inserção da Lei/Atividades Pedagógicas" contando sobre suas experiências na Educação Infantil.
A Profe Grazi, como se intitula, propôs ponderações sobre a postura dos educadores e a importância do trabalho envolvendo toda a comunidade escolar: estudantes, pais, funcionários e professores enfocando a necessidade de conhecer e difundir a cultura afro-brasileira auxiliando na construção da identidade dos alunos negros, na conscientização para o respeito à diversidade e na desmistificação de preconceitos.
Os jogos:
- Mancala: é uma família de jogos com diferentes estágios de dificuldades, chamados de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura;
- Fanorona: jogo de tabuleiro com captura por aproximação ou afastamento em linhas verticais, horizontais e diagonais;
- Bezette: jogo de argolas e dados que agrega até 5 jogadores;
- Senet: jogo de estratégia em tabuleiro com "dados" semicirculares, conhecido como "jogo de passagem da alma para outro mundo";
- Yoté: jogo de tabuleiro que exige rapidez de raciocínio e bons conhecimentos de estratégia;
- Kharbaga: variante do jogo de damas, com um tabuleiro maior e o dobro de linhas;
- Queah: jogo de tabuleiro originalmente montado com galhos entrelaçados.
Jogos Africanos |
O Professor Paulo encerrou com uma convocação aos educadores: "sejam os professores que gostariam de ter".
Fotos: arquivo pessoal
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