quinta-feira, 28 de junho de 2012

Elaborando Projeto de Pesquisa


Imagem: Blog Taciano Lima
Na elaboração do projeto de pesquisa há três fases: planejamento, execução e divulgação.

Na primeira etapa delimita-se o tema e a proposição, define-se os objetivos gerais e específicos, a fundamentação teórica com uma breve apresentação de citações de autores referenciais sobre o tema e a metodologia empregada. Também nessa fase planeja-se o cronograma que conterá o tempo necessário para a execução do projeto, estimativas de custos, recursos humanos e materiais, se houver.

Na etapa de execução elabora-se a pesquisa piloto, faz-se a coleta dos dados, o armazenamento, a tabulação, a análise e a interpretação para redigir-se o relatório final com as conclusões do estudo.

A divulgação é a etapa final do projeto de pesquisa que pode ser através diferentes modalidades: artigo, pôster, palestra, apresentação, oficinas, etc.

As regras bibliográficas para o projeto de pesquisa são da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - o texto deve ter espaçamento entrelinhas de 1,5 cm e redigido em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, assim como o título, que deverá, também, ser destacado em negrito e separado do texto por 2 espaçamentos de 1,5 cm.

O projeto de pesquisa é composto pelos seguintes elementos:

Pré-textuais:

1. Capa;
2. Sumário.

Textuais:

1. Introdução;
2. Justificativa;
3. Problema e/ou objeto;
4. Objetivos gerais e específicos;
5. Fundamentação teórica;
6. Metodologia;
7. Cronograma.

Pós-textuais:

1. Referências;
2. Apêndices;
3. Anexos.

Citações:

Para a fundamentação teórica do projeto de pesquisa é necessário citar outros autores sobre o tema em estudo. Essas citações devem, também, constar nas referência bibliográficas.

As citações diretas curtas (literais) devem estar no corpo do documento e entre aspas. As citações diretas longas (literais), com mais de três linhas, devem ser destacadas do texto com espaçamento simples, tamanho da fonte 10 e recuo de 4 cm. Não deve ter outro tipo de destaque como itálico ou negrito. Ambas devem conter ao final e entre parênteses o sobrenome do autor em caixa alta, o ano e o número da página citada.

A citação curta direta fica no corpo do texto “somos livres para ir e vir, mas não para pensar” (CURY, 2009, p. 18).

A citação longa direta ou literal fica destacada no documento:

Como podemos ser livres se protegemos nosso corpo com vestes, mas estamos nus em nosso psiquismo? Como podemos ser livres se infectamos o presente com o futuro, se sofremos por antecipação, se furtamos do presente o direito inalienável de beber da fonte da tranquilidade? (CURY, 2009, p. 18)

As citações indiretas (não literais) são as paráfrases ou comentários sobre as ideias do autor. Esse tipo de citação deve estar dentro do corpo do documento, coloca-se o nome do autor, em caixa baixa e em seguida, entre parênteses, a referência ao ano e página da obra pesquisada.

A citação indireta é uma referência às ideias do autor, para Cury (2009, p. 18) não temos liberdade de pensamento.

Embora as normas da ABNT sejam exigidas para um projeto de pesquisa, as instituições podem criar algumas regras próprias, sendo assim, o melhor é buscar orientação diretamente com o professor da disciplina.


Referências Bibliográficas:

1. MONTEIRO, Carolina Reis. Etapas para elaboração de um projeto de pesquisa. Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira. UFPel. 2012.

2.LEFFA, Vilson. Normas da ABNT: Citações e Referências Bibliográficas. Disponível em <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16> Acesso em 10 de maio 2011.

3. CURY, Augusto. O Vendedor de Sonhos: e a Revolução dos Anônimos. 3ª reimpressão. São Paulo: Ed. Academia de Inteligência, 2009. 319.


Introdução à Metodologia de Ensino e Pesquisa. Semana 3. Atividade 6. 11/05/2012.