quinta-feira, 10 de maio de 2012

Miniconto, microconto e nanoconto

Nano, exprime dimensão reduzida, nanoconto pretende ser menor que microconto e miniconto, respectivamente.

Na disciplina de Introdução de Estudos Literários  - IELit - tivemos contato com a minicontista Ana Mello. Há algum tempo eu acompanho o nanocontista Edson Rossatto. 

Admiro muito essa capacidade de síntese, explorada principalmente através do microblog Twitter, a rede social de 140 caracteres. 

De apreciadora a aspirante minicontista aconteceu naturalmente.
Minha primeira experiência foi em um concurso da ABL, de minicontos no Twitter em 2010.

As obras vencedoras são realmente muitos boas!

1ª lugar: "Toda terça ia ao dentista e voltava ensolarada. Contaram ao marido sem a menor anestesia. Foi achada numa quarta, sumariamente anoitecida".
Por Bibiana Silveira Da Pieve, do Rio de Janeiro, RJ.

2º lugar: "Joguei. Perdi outra vez! Joguei e perdi por meses, mas posso apostar: os dados é que estavam viciados. Somente eles, não eu".
Por Carla Ceres Oliveira Capeleti, de Piracicaba, São Paulo.

3º lugar: "Não sabia ao certo onde tecer sua teia. Escolheu um cantinho de parede da cozinha. Acertou na mosca".
Por Eryck Gustavo Silva de Magalhães, de Guaratinguetá, São Paulo.

Minha singela participação no concurso da ABL:

Frio. Solidão. As horas passam morosamente. Enfim, amanhece. Volto a sorrir. O mundo me espera novamente. Café e rua, rápido!

Em 2011 para IELit realizamos uma tarefa de minicontos, que deveria ter entre 600 e 800 caracteres e encerrar com um ditado popular. Me inspirei no microconto anterior, o ampliei e acrescentei o ditado popular:

Geada em 2010.
Foto: Arquivo Pessoal
Anoiteceu. Mais uma noite gélida de julho ao sul do país. Inverno implacável. Estou só e a solidão faz do frio uma lâmina afiada como as adagas. As horas passam morosamente. Displicentemente. Adormeço inquieta. Sono e sonhos agitados, pesados, embaixo de grossos cobertores. Enfim, alvorece. O sol nasce no horizonte. Tépido, cor de ouro. Um banho quente ajuda a despertar e aquecer. Café com leite e pão caseiro. Visto o pesado casado de lã de ovelha, toca e luvas. Apropriado para o rigor a enfrentar. Volto a sorrir. O mundo me espera novamente.  Para a rua, rápido! Deus ajuda a quem cedo madruga.



Para conhecer mais:
Edson Rossatto


Referências:

ABL. Disponível em <http://www2.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10369&sid=672> Acessado em 1º de julho 2010.

Creatividad

Creación y presentación de una publicidad.
Desarrollar la creatividad para la ejecución de la tarea, con el uso creativo de la lengua española.