terça-feira, 20 de março de 2012

O Latim Vive?

Enfim o latim. 

Uns dizem que está morto, afinal não é a língua materna de país algum. De certa forma, nós sobrevivemos através das gerações familiares que nos sucedem, isto ocorre com o latim. De origem indo-européia, ele sobrevive nas línguas neolatinas: português¹,  francês², italiano³, romeno4, romanche5, catalão6 e espanhol7

Estudar latim nos conduz em uma viagem imaginária no tempo, junto com os desbravadores dos sete mares, conquistadores e sua disputas pelo poder. Assim, descobrimos que a palavra latina “nauta” dá origem ao adjetivo “náutico” e resulta em em “astronauta” e o neologismo “internauta”.

"Carpe diem". O filme Sociedade dos Poetas Mortos popularizou em nossa geração, nos anos noventa, essa expressão latina. “Aproveite o dia” ou “colha o dia", em livre tradução.

Histórias, palavras e expressões. O latim vive através de nós e tem muito a nos ensinar.

Expressão em Latim.


¹ Português é a língua oficial em Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola.
² Francês é a língua oficial em mais de 30 países, entre eles destaca-se: França, Suíça, Mônaco, Luxemburgo e região de Quebec no Canadá.
³ Italiano é a língua oficial da Itália e San Marino, principalmente.
4 Romeno é a língua oficial na Romênia e Maldávia.
5 Romanche (rumantsch) é a 4ª língua oficial da Suíça, depois de Alemão, Francês e Italiano respectivamente.
6 Catalão é a língua oficial de Andorra, Comunidade autônoma da Catalunha na Espanha, Ilhas Baleares e Comunidade Valenciana.
7 Espanhol língua oficial da Espanha, onde é conhecido como Castelhano, Cuba, México, Nicarágua, Costa Rica e na maioria dos países da América Latina: Argentina, Uruguay, Chile, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Peru, etc. 


Imagem disponível em: http://th155.photobucket.com/albums/s312/dexindays/th_carpediem.jpg. Acessado em: 01/04/2012.